Nada de usar o frio como desculpa para abusar dos alimentos gordurosos ou deixar de ir à academia. Praticar atividade física no inverno, além de aumentar a resistência e a imunidade do corpo, ainda traz melhor resultado para o verão. Com as temperaturas baixas é mais fácil gastar as gordurinhas extras, pois o corpo queima mais calorias para manter-se aquecido. Além disso, pessoas que deixam de se exercitar nessa época terão que treinar em dobro antes do verão chegar para não cair no efeito sanfona.
Enfrentar as temperaturas baixas e pular da cama para praticar atividade física não é uma tarefa nada fácil, mas o que muitos não sabem é que as pessoas que praticam atividade física nessa época podem ter vantagens únicas, como a melhora do apetite e do sono e aumento da imunidade e da diminuição dos riscos à saúde. Isso porque os exercícios tornam o coração menos vulnerável à doenças.
Mesmo para aqueles que não conseguem continuar se exercitando com a mesma intensidade do verão, a dica é: “Treinar pelo menos três vezes por semana, durante 30 minutos, no mínimo”, afirma Saturno de Souza, diretor técnico da Bio Ritmo Academia. O ideal é aproveitar esse clima mais frio para cair na academia sem preguiça, já que o corpo precisa queimar mais calorias para manter-se aquecido. Desta forma, as gordurinhas a mais podem ser eliminadas mais facilmente. Exercícios aeróbicos como caminhada, corrida e bicicleta são uma boa opção, pois ajudam a evitar o ganho de peso comum durante o período, já que a ingestão calórica é maior. Saturno ainda alerta que “as pessoas que abandonam a atividade física no inverno terão que duplicar o esforço no verão, e ainda correm o risco de entrar no efeito sanfona”.
Porém, alguns cuidados são fundamentais para se exercitar com segurança no inverno. Segundo Saturno, com o clima frio, o corpo leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física e por isso os alongamentos e aquecimentos não podem ser deixados de lado. “É nessa época que ocorrem o maior número de lesões, pois a pessoas ficam com preguiça de se alongar. O ideal é que se gaste mais tempo com o aquecimento”. Outra dica é a hidratação, que deve ser feita antes, durante e depois dos exercícios, pois assim como no verão, o corpo perde líquidos através da transpiração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário