SUGESTÃO DE PAUTA
Pesquisa recente realizada pelo Ministério da Saúde revela que 48% da população está acima do peso e, desse total, 15% é obeso. A má alimentação e o sedentarismo estão entre as principais causas. Estima-se que há pelo menos um sedentário em cada família. Segundo especialista, para mudar esse quadro não precisa muito. Basta dedicar 30 minutos de atividade física por três vezes na semana.
O estudo realizado pelo Ministério da Saúde entrevistou pessoas com mais de 18 anos das 27 capitas do Brasil. Os resultados revelam que metade da população brasileira está acima do peso e 15% são obesos. Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários é recomendado gastar no mínimo 2.200 calorias por semana com atividades físicas. Para tentar reverter esse quadro, academias, médicos e profissionais da área da saúde estão incentivando cada vez mais a prática de exercícios físicos e a busca pela qualidade de vida. Para acabar com as desculpas como falta de tempo, A Bio Ritmo Academia desenvolveu um programa exclusivo que garante resultados em 45 dias com orientação alimentar e atividade física três vezes por semana ou o dinheiro de volta. “Desde 2004, quando lançamos o programa, mais de 43 mil alunos já aprovaram o Face2face”, afirma Saturno de Souza, diretor técnico da Bio Ritmo.
O sedentarismo e o consumo de exagerado alimentos industrializados, substituindo os naturais, são os principais responsáveis por esse aumento de peso de quase metade da população brasileira. Além disso, a falta de atividade física pode trazer conseqüências ainda mais graves como problemas cardíacos, diabetes e pressão alta. Isso porque atualmente se consome mais calorias do que se gasta. Há 100 mil anos, nossos ancestrais gastavam em torno de 8 mil calorias diárias. Caçavam, pescavam, carregavam pedras. Tinham uma intensa vida com exercícios. Hoje, o gasto calórico de uma pessoa sedentária, que não faz nenhum tipo de atividade física e que se exercita apenas com tarefas básicas do dia-a-dia como lavar o carro ou passear com o cachorro é inferior a 500 calorias diárias. Valor 15 vezes menor.
As facilidades da vida moderna como elevador, carro, e também a correia do dia-a-dia e a falta de tempo, são fatores determinantes para o aumento do sedentarismo e da lei do menor esforço. Segundo Saturno, estima-se que hoje há pelo menos um sedentário em cada família brasileira. “A vida moderna, a correria do dia-a-dia e a quantidade de negócios realizados em restaurantes são algumas das "desculpas" para justificar a falta de exercício físico e tentar explicar o aumento de peso”, detalha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário