O primeiro órgão a denunciar a idade é a pele. Não só por sentir a transformação ao longo dos anos, pela deficiência de hormônios e pelo desgaste físico, mas principalmente por ser estar exposta a radiação solar e a poluição em quase 100% do tempo. Ao contrário do corpo, que ao sentir os efeitos dos anos de atividade física ao longo dos anos só tendem a melhorar, a pele precisa de cuidados especiais aos 20, 30, 40, 50 e 60 anos.
Isso porque aos poucos os tecidos vão perdendo as propriedades necessárias para manter a pele jovem e bonita. A lei da gravidade ativa os sinais de envelhecimento, flacidez e as rugas dão conta de perder o contorno original do rosto. Para não cair na linha do tempo a cada década a pele do rosto exige cuidados diferentes a cada etapa, saiba quais:
Aos 20
Apenas uma boa hidratação é suficiente para manter a elasticidade e o aspecto saudável, além de prevenir as rugas futuras. Basta higienizar com sabonete duas vezes ao dia e dar preferência para produtos livres de óleo na composição.
Aos 30
A partir dessa idade a pele começa a sofrer alterações e aparecem os primeiros sinais de desgaste e as marcas deixadas pelo sol. O uso de ácidos retinóicos estimulam o colágeno e inibem a ação progressiva das rugas. Tratamentos estéticos como laser fracionado e peeling de cristal, também ajudam na prevenção do envelhecimento.
Aos 40
Os produtos anti idade passam a ser itens obrigatórios, já que as linhas de expressão, principalmente na região da testa e dos olhos, começam a dar os sinais. Nessa fase, os tratamento de estímulo ao colágeno e procedimentos estéticos como luz pulsada, laser fracionado e leves preenchimento são os ideias.
Aos 50
Nessa idade a flacidez já compromete o contorno facial e os vincos na região dos lábios tendem a piorar. A fonte de hidratação diária deve ser rica
Aos 60
Os sintomas da idade marcam com mais força as rugas profundas devido a pele mais sensível e fina. O uso de cosméticos preenchedores garantem mais tônus e elasticidade ao rosto e os tratamentos que estimulem o colágeno e o uso de clareadores, amenizam as manchas e marcas e suavizam ainda mais os sintomas da idade.
Fonte: Dra Valéria Marcondes, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário