terça-feira, 26 de abril de 2011

Em carne e osso - carneiro é sagrado na mesa árabe


Pela influência das civilizações que povoaram as regiões árabes, o carneiro assado bem temperado é considerado a carne símbolo de fartura da culinária local. Como protagonista da vez, o animal é considerado sagrado carrega a preferência entre os povos e a crença de ser consumido antes de completar dois anos de idade.

Como base da alimentação, a carne ainda possui alto valor nutritivo e é fonte de minerais, como ferro, fósforo, cálcio, proteínas e vitaminas do complexo.

Seguindo a tradição, no restaurante sírio-libanês Arabesco, em Perdizes, o prato é servido fatiado e acompanhado de arroz (R$31,30) todas as quartas e sábados.

receita de CARNEIRO com Gengibre

Ingredientes:

Para o carneiro:

3 kg pernil de carneiro desossado

50gr de sal

50gr de pimenta Síria (ou pimenta do reino)

100gr de gengibre fresco ralado

1 copo de azeite

500gr de damasco seco

500gr arroz branco

Preparo:
Temperar o pernil com tempero sírio ou pimenta do reino, gengibre fresco, azeite e sal. Enrolar o pernil com papel alumínio e com barbante p/ não desmanchar.

Numa assadeira com pouco d’água, colocar o pernil p/ assar por tempo de duas horas mais e menos.

Cortar o pernil em fatias pouco grossas p/ servir no final.

Preparação do Arroz:

Cozinhar o arroz branco normal.

Deixar o damasco seco de molho por 1 hora. Depois cozinhar p/ pouco tempo, e deixe esfriar para depois bater no liquidificador para virar uma massa. No final misturar o arroz com massa de damasco para obter tipo risoto.

Rendimento: porções para 6 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário