quinta-feira, 3 de março de 2011

Prática de exercícios reduz dores do parto e evita doenças gestacionais

Atividade física é aconselhável para qualquer pessoa e não é diferente para as grávidas. Principalmente nessa fase da vida a mulher deve priorizar os cuidados com a saúde e com o corpo. Profissionais afirmam que além dos benefícios estéticos, a prática de atividade física previne doenças e ameniza os possíveis desconfortos provocados pela gestação.

Foi o tempo em que gestantes ficavam os nove meses em reclusão dentro de casa. Hoje, as mulheres não deixam de praticar nenhuma atividade diária e disponibilizam ainda mais tempo para cuidar da saúde e do corpo. As futuras mamães buscam um período de gestação com mais qualidade, afirma Aline Gondin, educadora física da Body Systems Latin America – maior empresa de fitness da América Latina.

Este é o caso da gestante Valéria Pitaluga, de 41 anos, grávida do seu segundo filho. Aos nove meses de gestação ela ainda pratica Body Pump pelo menos uma vez por semana. Valéria é médica e tem uma vida corrida, mas nunca dispensou o exercícios físicos. “A atividade física é uma terapia para mim, melhora meu humor, minha disposição e me fez sentir bem durante toda a gravidez”. A educadora Aline acompanha Valéria em seus treinos há cinco anos e afirma que a prática de atividade regular faz com que os desconfortos provocados pela gravidez sejam amenizados. “Valéria está sempre bem disposta e consegue fazer todos os exercícios sem problema”.

Exercícios durante a gravidez controlam muitos desconfortos da gestação como dores lombares, câimbras e tonturas. Mas antes de praticar qualquer atividade é necessário que a gestantes tenha cuidados específicos em todas as mudanças fisiológicas, biomecânicas (posturais e músculo-esqueléticas) do período gestacional. “Por isso o acompanhamento de um profissional capacitado é muito importante para que a gestante possa fazer os exercícios adequados e o principal, com segurança”, afirma o ginecologista especialista em reprodução humana Dr José Bento de Souza.

Os benefícios para a gravidez vão além da estética, já que previnem doenças, como diabetes gestacional e pré-eclampsia e ainda controlam os desconfortos da gestação como as dores lombares, câimbras e tonturas.
O condicionamento físico desenvolvido pela prática de atividade física freqüente também traz benefícios à mãe na hora do parto. Como o aumento da força, da concentração, do relaxamento e maior preparo da musculatura do assoalho pélvico e também para possíveis problemas de incontinência urinária que ocorrem após o nascimento do bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário