terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mulheres bem sucedidas são mais propensas a desenvolver endometriose

Recorde de casos nos consultórios médicos, a endometriose – mal da mulher moderna, já tem causa aparente. Estudos e pesquisas comprovaram que mulheres bem sucedidas são mais suscetíveis a baixa imunidade, o que pode ocasionar o desenvolvimento da doença. Isso acontece porque essas mulheres cheias de preocupação e responsabilidade são mais suscetíveis a desenvolver estresse, o grande causador da baixa imunidade capaz de alterar o sistema imunológico e provocar a incompetência no organismo feminino em comandar a menstruação para locais fora do útero.



A “doença moderna das mulheres” como é conhecida, está cada vez mais comum já que cada vez mais o sexo feminino busca realizar sonhos profissionais bem antes dos pessoais, como o de ser mamãe. Segundo Dr José Bento de Souza, ginecologista e especialista em reprodução humana, as pílulas sem pausa e a própria gravidez são os tratamentos mais eficazes contra a endometriose e como as mulheres estão demorando mais para engravidar, aumentam as chances de desenvolverem a doença. “Para os casos mais graves apenas o controle hormonal por métodos anticoncepcionais e a suspensão da menstruação não funcionam. Nesses casos a cirurgia feita por robôs é a grande evolução e chance de cura da endometriose. A técnica permite maior sensibilidade ao toque e visão 3D – o que não era possível na antiga cirurgia da laparoscopia”, explica o médico.



Da mesma maneira que os fatores emocionais são considerados agravantes da doença, os ambientais também possuem esse poder agressivo. “As garrafas pets estão entre a principal influência ambiental, junto com a poluição do ar os alimentos ricos em conservantes. Produtos artificiais agridem também o organismo e o sistema imunológico, provocando a endometriose”, completa Dr José Bento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário