terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Catchup e mostarda: uma dupla que vai muito além do sanduíche


Quando se pensa em cathup ou mostarda, o que logo vem a mente é a combinação destes dois ingredientes em um sanduíche, como um cheese burger e hot dog, ou até mesmo em petiscos como batatas fritas. Mas as finalidades destes dois vão muito além quando se fala sobre o mundo gastronômico.



O catchup é carro-chefe de diversas receitas, entre as mais conhecidas está o famoso strognoff. Mas também há quem goste de apreciá-lo junto com o arroz do dia a dia ou a tradicional pizza de sábado à noite. Uma sugestão criativa e apimentada é usar o catchup como substituto do molho de tomate.

Já a mostarda pode ser encontrada até em assados, grelhados e canapés. “Mesmo sendo muito comum para dar mais sabor ao frango, a combinação perfeita é no tempero de saladas como a Ceasar Salad”, explica Beto Isaac, restauranteur da hamburgueria Família Burger que explica passo a passo esta receita.

Molho de Mostarda

Ingredientes

100g de sementes de mostarda

1 copo (americano) de azeite de oliva

Sal a gosto

1 colher (sobremesa) de orégano

1 dente de alho, pequeno

1 xícara (chá) de água

1/2 cálice de vinagre balsâmico

Modo de Preparo

Bata as sementes no liquidificador. Em seguida acrescente os outros ingredientes e bata mais um pouco. Peneire e guarde na geladeira. O vinagre balsâmico pode ser substituído por 1/2 xícara (chá) de vinagre de maçã.

A origem do catchup e da mostarda

O cathup é um condimento a base de tomate. Acredita-se que teve origem na cultura chinesa, com o nome de ketsiap, que é um molho para peixes. Já na Malásia, uma outra versão deste mesmo molho tem o nome de kechap, que significa gosto. Levado aos Estados Unidos por ingleses, sofreu alterações, passou a ter como seu ingrediente principal o tomate e foi batizado de ketchup.

Já a mostarda é um condimento à base de semente de mostarda, água e vinagre. Não existe precisão quanto a sua origem. Sabe-se, no entanto, que o condimento já era utilizado por egípcios, gregos e romanos, esmagadas e salpicadas nas carnes e peixes. Estima-se que na idade média cozinheiros franceses foram os primeiros a elaborar o condimento, utilizando as sementes, rusticamente moídas e misturadas a mel e vinagre. Foi em Dijon que a mostarda ganhou popularidade. Moinhos específicos serviam os mercadores e habitantes, da mesma forma que os moinhos de trigo, e sua mostarda se tornou comum, quase que obrigatória, nas mesas desta cidade. O registro mais antigo, datado de 1347, guarda informações sobre doze francos gastos com o envio de mostarda à Rainha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário