segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Treinar com boa qualidade do ar é possível até nos altos índices de poluição

Queimar as calorias é palavra de ordem! Todo mundo quer ficar sarado e com saúde para aproveitar esse verão! O problema é que em cidades como São Paulo, os altos índices de poluição não contribuem em nada para a saúde na hora de praticar atividade física. Pensando nisso, academias da capital paulista já oferecem salas de aula com um ar mais puro para os alunos. E o melhor, o ar é o mesmo dos centros cirúrgicos.O ar anda poluído e as informações que recebemos estão desatualizadas, isso porque o estado de São Paulo segue parâmetros para qualidade do ar definidos em 1990. Sabendo que a informação passada sobre a qualidade do ar está defasada, o cuidado com a saúde deve ser redobrado. A academia Needs, de São Paulo, por exemplo, instalou em algumas salas um sistema que filtra o ar, ou seja, a qualidade do ar dentro das salas de spinning e das aulas em grupo é 30% melhor, o sistema é o mesmo utilizado em centros cirúrgicos.


“A exposição ao monóxido de carbono (poluição) reduz a capacidade do sangue para transporte de oxigênio desde os pulmões até aos tecidos, podendo causar doenças respiratórias e pulmonares”, explica o avaliador físico da Needs Academia, Mário Pozzi. Ele ainda recomenda para a prática de atividade física em ambientes climatizados, e se preferir esportes ao ar livre o ideal é estar nas ruas bem cedinho ou no começo da noite, já que no meio do dia é o momento onde grandes metrópoles apresentam índices mais altos de poluição.
Atualmente, o ar é com frequencia tido como "regular" (prejudicial a doentes crônicos e crianças), quando deveria ser "inadequado" (nocivo a todos). O governo agora adotará uma classificação mais rígida, adequando-se aos padrões definidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2005, para que as pessoas possam se preparar ao se expor em situações com a qualidade do ar tão ruins. Essa nova classificação ainda não tem data para iniciar, já que tramita nos órgãos do governo estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário