segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Infertilidade pode ser prevenida

Cigarro, álcool, falta de atividade física, sexo sem camisinha e o estresse da vida moderna pode influenciar diretamente na hora de ter um filho. A boa notícia é que a prevenção da fertilidade existe e pode ser adquirida com pequenas mudanças de comportamento e hábitos.



Segundo o último Censo brasileiro, cerca de 15 milhões de pessoas em idade fértil têm dificuldades para conceber um filho. Mesmo com avançados e eficazes procedimentos de reprodução assistida e fertilização, os maus hábitos durante a juventude podem afetar a capacidade reprodutora mesmo que tarde alguns anos.

O médico especialista em reprodução humana, Dr José Bento de Souza, explica sobre alguns fatores que podem comprometer diretamente a fertilidade de um casal. O uso do tabaco, por exemplo, atinge mulheres e homens em plena idade reprodutiva, o que influencia de maneira negativa no sucesso da gravidez. Já o álcool e as drogas afetam os gametas masculinos e femininos.



E não são apenas os fatores físicos que podem atrapalhar a fertilidade, o estresse em mulheres afeta o emocional e bloqueia a comunicação hormonal interferindo na ovulação, já em homens pode causar impotência, dificuldades de ejaculação e até alterações na qualidade dos espermatozóides. Além disso, como todo mundo já sabe sexo feito sem proteção aumenta ainda mais as chances de transmissão de DSTs, o que também pode causar infertilidade.



Dr José Bento explica ainda que o excesso de peso e a falta de atividade física provocam redução na produção de espermatozóides podendo causar ainda alterações e distúrbios nos processos de ovulação das mulheres. Completando que, a prevenção e os bons hábitos preservam não apenas a infertilidade, mas também garantem saúde e vida longa.





Fonte:

Dr. José Bento de Souza, ícone em e reprodução humana, ginecologia e obstetrícia e saúde da mulher.



Mayra Barreto

CONTATO COMUNICAÇÃO & MARKETING

Assessoria de Imprensa - Marketing - Eventos

(11) 3288-8424/ 3288-7108/ 3251-2359/ 9986-8058

pauta4@contatopauta.com.br

Siga nos no twitter: @contato_ai

http://contatocomunicacao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário