A data de entrega do IR de 2010 passou, mas é preciso começar desde já organizar a documentação necessária para o próximo ano. Especialista dá dicas do que guardar para não se atrapalhar na hora da prestação de contas.
Passado a entrega da Declaração do Imposto de Renda 2010, é importante começar a guardar os documentos necessários para chegar na prestação de contas do ano que vem com mais tranqüilidade. A ideia é que o contribuinte não tenha problemas na hora de acertar as contas com o fisco. Segundo dados da receita, neste ano, das 24,5 milhões de declarações recebidas pela Receita Federal, 3,5 milhões foram entregues no último dia do prazo.
O primeiro passo para se organizar é separar os comprovantes e recibos que devem ser guardados e quais podem ser descartados, para não ocupar espaços desnecessários. Simone Domingues, sócia e contadora da Trade Contabilidade, empresa do Grupo Virtual Office, sugere que o contribuinte arquive comprovantes de rendimento, gastos com escolas, aplicações financeiras, pagamento a empregados domésticos e documentos de aquisição de bens. Comprovantes de débito em conta, pagamentos no cartão de débito ou faturas de cartão de crédito não são necessários para a Declaração do Imposto de Renda.
Além de guardar os documentos certos, a organização dos comprovantes pode facilitar, o contribuinte pode utilizar uma pasta com divisórias identificando todos os documentos que servem para declaração anual ou registrar as despesas em uma planilha de computador ou agenda.
A dica é não deixar o preenchimento dos dados para a última hora, afirma Simone. A elaboração da declaração nos primeiros dias dá ao contribuinte mais tempo para refazer o documento e enviá-lo novamente caso encontre algum erro.
Serviço:
Trade Contabilidade
www.votrade.com.br
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