quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Apressado come cru - prato típico árabe põe fim ao dito popular

Diz o ditado que quem tem pressa come cru. Ele pode até ser verdadeiro, mas depende da ocasião. Na culinária árabe, o tradicional kibe cru põe fim ao mito de que o cru ainda não está pronto.

Considerado uma das mais famosas iguarias da culinária árabe, o kibe já se adaptou muito bem ao paladar dos brasileiros e é uma das paixões nacionais. O prato típico, originário do Oriente Médio, tem fama por ser degustado cru. E é justamente o preparo deste prato e o seu modo de servir que garantem a sua autenticidade.

Quem pensa que a carne crua não tem sabor, está enganado. Temperos como pimenta síria, cebola, cebolinha, alho e hortelã dão um toque especial no sabor exótico da iguaria. Beto Isaac, restauranteur do tradicional restaurante sírio-libanê Arabesco explica que “o segredo vai muito além do cuidado na mistura do trigo com a carne moída. O ponto principal está na dosagem perfeita das especiarias.” Para acompanhar, nada melhor do que uma porção fresca de pão sírio.


História

Na Arábia Saudita, região na qual a carne de carneiro era escassa, o kibe surgiu da mistura da carne com trigo, para que assim rendesse. Em anos de adaptação o kibe ganhou várias versões, entre as mais pedidas estão o frito, assado e o grelhado. Ainda nas porções mais ousadas ele aparece como no formato de pequenas bolinhas fritas que são mergulhadas em uma combinação de coalhada bem quente, especiarias e hortelã.


Kibe cru


Ingredientes

1 kg de coxão mole ou peixinho sem gordura e moída
1/2 kg de trigo para kibe
2 litros de água
2 maços de hortelã (separe um punhado para decorar)
3 cebolas médias
Pimenta síria
Sal a gosto
1 copo americano de água bem gelada
Azeite a gosto

Modo de Preparo
Deixe o trigo de molho com os 2 litros de água por 1 hora, dependendo da marca do trigo pode demorar 1 1/2 hora para o trigo ficar macio. Escorra o trigo já macio em uma peneira fina. Caso tenha moedor de carne caseiro use ou substitua por processador ou liquidificador. O importante é triturar 2 1/2 cebolas e o hortelã já limpo (somente as folhas). Misture em uma vasilha grande a carne moída, o trigo já escorrido, as cebolas, o hortelã triturado. Pimenta síria e sal a gosto. Sove bem com as mãos, e então acrescentar a água bem gelada e sove mais um pouco até formar uma mistura homogênea. Leve a geladeira por 15 minutos e depois corte 1/2 cebola em conchas e enfeite com a hortelã. Para se fartar, coloque uma porção do kibe no prato, amasse com um garfo e regue com um bom azeite. Misture e está pronto.



Serviço:

ARABESCO

Rua Doutor Homem de Mello, 494 – Perdizes.

Tel: (11) 3872-8164

Horário de funcionamento: das 10h às 23h – de segunda a sábado

Domingos das 10h30 às 17h00

Estacionamento gratuito

www.arabesco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário